Dica do Dia: Pontas Duplas! Dá para evitar e recuperar?

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou falar sobre um tipo de dano capilar que assola muitas cabeças por aí… As pontas duplas!

 

No geral, as pontas duplas aparecem nos cabelos quando estes estão danificados, rompendo-os em sua extremidade em sinal de fraqueza. Isto pois quando isto ocorre, é devido a um simples fato: falta de proteínas. Com agressões externas, sejam químicas, mecânicas ou climáticas, os fios vão se danificando aos poucos e uma hora acabando perdendo as proteínas que o compõe, deixando o fio “vazio”, gerando então ou a quebra, ou esta ruptura nas pontas, conhecidas como pontas duplas.

 

O tratamento capilar quando isto ocorre é sempre o de uma reposição proteica, mesmo que suave. Tratamento seguido de tratamento, pois se o seu fio se rompeu, ele esta pedindo por isso. Pois a fonte de beleza dos fios vêm dos tratamentos, já que eles são uma estrutura sem vida, e para ficarem bonitos, macios e brilhantes (como todo mundo gosto) é necessário um “UP” externo para que isso aconteça.

 

Okay Felipe, eu tratei e tratei o cabelo, mas as pontas duplas ainda estão aqui… Não funcionou?

Sim, provavelmente funcionou. O que ocorre é que uma vez que a sua estrutura capilar se rompeu, não tem mais volta… Ali! Como um fio que se quebra em determinada área da haste capilar, não tem retorno, não dá pra colá-lo ou reconstruído daquele ponto onde ouve a ruptura, o que dá para fazer é remediar (tratar) para que isto não venha a ocorrer com o restante da parte que sobrou. Considere a ponta dupla como um “acidente irreversível”, como quando você se queima gravemente ou fica mexendo em uma ferida, ficam marcas sem retorno na pele, no cabelo, a ponta dupla ocorre da mesma maneira.

 

Então Felipe, trato para que isto não ocorra, mas e onde ocorreu, qual é a solução?

Sinto muito em dizer, mas: tesoura. Ela é a única solução para isto. Mas é só cortar ali, na ponta, cerca de um centímetro onde ela ocorreu já é bem o suficiente. Muitos cabeleireiros cortar quase a sua alma dizendo ser “as pontas”, mas não é necessário, uma vez que você esteja prevenindo (tratando) para que ela não venha a se repetir.

 

Hidratação, manter o equilíbrio hídrico dos fios em dia também ajuda muito a evitar que os fios se rompam (saiba mais sobre Hidratação clicando aqui).

Nutrição, ajuda a proteger os fios das agressões externas, impedindo que se perca a hidratação e as proteínas (saiba mais sobre Nutrição clicando aqui).

 

Caso veio a acontecer com determinada frequência, cauterize seu fio, mesmo que a frio. Isto já evitará futuros transtornos quanto a isto. Queratinização, reconstrução a frio e a quente, entre outros tipos de serviços, ajudam a repor proteína perdida dos fios, e isto, além de deixar os fios mais bonitos e fortes, evita que o problema das pontas ruptas, entre outros problemas capilares, venham a ocorrer.

 

Lembre-se sempre também de proteger os fios, seja com óleo capilar, séruns, leave ins, filtros solares, óleo vegetal… Proteção é sempre um plus para evitar danos. E tem aquele ditado “Todo o cuidado é pouco!”, nós sabemos bem disso, não é mesmo? E quanto mais longo e “antigo” for o fio, mais ele vai precisar de tratamento e proteção, por ir sempre perdendo mais vivacidade do que a área dos fios que está mais próxima da raiz, e por assim dizer, mais jovem.

 

OBS: Atualmente há por aí algumas empresas vendendo produtos que prometem o “milagre de reparar as pontas duplas” como um remédio… ISSO NÃO EXISTE! Nunca ouve um remédio que acabasse com elas, o máximo que se pode fazer é mascará-las, uni-las por um tempo com um reparador de pontas (exemplo: silicone, dimethicone e tal), que com a lavagem elas voltam a aparecer. Faça o teste e veja você mesmo.

 

Abraços.

F.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: